Microscópio Eletrônico de Varredura - APREO 2C - Thermo Fischer/FEI
O microscópio eletrônico de varredura Apreo 2C, fabricado pela Thermo Fisher Scientific, possui um canhão de elétrons por emissão de campo (FEG) e coluna de elétrons com tecnologia NICol™. Além dos detectores tradicionais para elétrons secundários (ETD) e de estado sólido para detecção de elétrons retro espalhados (BSED), conta também com dois detectores in lens (tanto para elétrons secundários quanto retro espalhados), um detector de elétrons transmitidos (STEM) e estágio capaz de promover a desaceleração do feixe de elétrons primário ao atingir a amostra. Essa configuração permite a obtenção de imagens de alta qualidade e alta resolução até mesmo em baixas tensões de aceleração (da ordem de 1 nm em 1 kV em modo alto vácuo) até mesmo para materiais sensíveis ao feixe eletrônico.
O detector STEM permite a observação de amostras nos modos campo claro (BF), Campo escuro (DF) e Campo Escuro Anular de Alto Ângulo (HAADF) em baixas tensões.
O microscópio também conta com dois detectores de EDS Bruker Xflash® 60-30 (30 mm2 de área ativa de detecção e 123 eV de resolução de energia (Mn Ka) e 45 eV para C ka, permitindo a determinação da composição química elementar pontual, em perfis de variação de concentração e mapas de distribuição elementar. Tais detectores associados ao Maps™ (software de análise mineral), permitem a correlação de imagens de BSE de grandes áreas com seus respectivos mapas químicos para realização de caracterização mineralógica e microestrutural em amostras em seções polidas.
- Schottky field emission gun
- Tensão de aceleração: 200 V a 30 kV
- Beam deceleration: – 4.000 V a +600 V
- Estágio de 110 por 110 mm, motorizado, com rotação e inclinação de -15° / +90°
- Detector de elétrons secundários Everhart-Thornley (ETD)
- Detector direcional de elétrons retroespalhados retrátil (DBS)
- Detector de raios-x por dispersão em energia (EDS)
- Detector segmentado retrátil (STEM) para microscopia eletrônica de varredura em modo transmissão
- Detector na lente inferior segmentado (T1) para elétrons retroespalhados Detector na lente superior (T2) para elétrons secundários
- Porta amostras multifuncional para stubs e grades de transmissão
- Porta amostras para seções polidas com 30mm de diâmetro, específico para análises de liberação mineral
- Software Thermo Scientific Maps 3
- Software Thermo Scientific Maps Mineralogy
Coordenação:
Prof. Wagner Nunes Rodrigues
Microscopistas:
Bruno Debien
Douglas Miquita
Priscila Alves
Email:
Sessão remota:
Microscópio Eletrônico de Varredura ThermoFisher APREO 2C FEG
Tópicos relacionados