Tutoriais

Para utilizar as instalações do Centro de Microscopia da UFMG (CM-UFMG), o usuário deve estar vinculado a uma Instituição de Ensino e/ou Pesquisa ou a uma Empresa. A submissão de propostas de uso do CM-UFMG é feita por pesquisadores ou profissionais dessas instituições ou empresas, os quais serão os coordenadores da proposta. Discentes de graduação ou de pós-graduação que desejam ser usuários também podem utilizar o CM-UFMG, mas deverão ser inseridos na equipe executora da proposta submetida pelo coordenador.

Como ser um usuário:

1 – Cadastre-se na página online do CM-UFMG. Você receberá uma mensagem automática com a confirmação do seu cadastro. Clique aqui para fazer o cadastro.

2 – O pesquisador ou profissional vinculado à uma Instituição de Ensino e/ou Pesquisa ou Empresa poderá, após ter se cadastrado, acessar sua área de usuário e cadastrar uma proposta de pesquisa ou de prestação de serviço, com informações sobre dados técnicos e/ou científicos da mesma. No cadastro de sua proposta é possível montar a equipe executora, os membros deverão ser selecionados da lista de usuários cadastrados no CM-UFMG. Portanto, o coordenador deve solicitar a cada membro da equipe que se cadastre como usuário. Para submissão da proposta, o usuário deverá estar de acordo com as Normas de Procedimento do CM-UFMG. A proposta cadastrada, após submissão, será analisada quanto à sua exequibilidade por membros da Coordenadoria Técnico-Científica (CTC) do CM-UFMG. O resultado dessa análise poderá ser acessado na área de usuário e uma mensagem será enviada ao e-mail do coordenador.

3 – Durante o cadastro será solicitado ao usuário a leitura e o aceite do Termo de Compromisso do Usuário. Somente assim poderá ser dado início às atividades no CM-UFMG. Todos os membros da equipe executora, devidamente cadastrados, deverão aceitar o “Termo de Compromisso do Usuário”. O termo encontra-se disponível para consulta em Documentos, no menu Biblioteca de nossa página.

4 – Uma vez que o usuário tenha sua proposta aprovada, as amostras referentes à mesma poderão ser cadastradas e o agendamento para entrega-las no CM-UFMG, para preparação e/ou análise, deverá ser realizado. Tanto o cadastro quanto o agendamento da entrega de amostras são feitos acessando o menu Amostras da Área do Usuário e qualquer um dos membros da equipe executora pode fazê-lo.

Importante, toda amostra levada ao CM-UFMG deve estar claramente prevista na proposta do usuário e deve ser previamente cadastrada. Para mais detalhes sobre o cadastro de amostras, clique aqui.

5 – Uma vez que as amostras estejam prontas para serem analisadas, tendo sido preparadas no CM-UFMG ou não, você poderá realizar o agendamento de sessões de análise nos microscópios na página do CM-UFMG, no menu Agendamentos da Área do Usuário. Qualquer um dos membros da equipe executora da proposta pode agendar as sessões nos microscópios. Para mais detalhes sobre o agendamento de sessões, clique aqui.

6 – Para utilizar as dependências e os serviços do CM-UFMG, é preciso que o coordenador credite recursos em sua(s) proposta(s). Os custos para preparação e análise de amostras, assim como o seu extrato, com detalhamento dos serviços utilizados, estarão disponíveis em nossa página, no menu Serviços, “Tabela de Custos”. O CM-UFMG possui um limite máximo de tolerância de débito, além do qual não será permitido o agendamento de serviços.

7 – Acesse o Regimento do CM.

8 – Os artigos científicos ou outra produção intelectual, resultantes da execução da proposta de pesquisa, devem referenciar o CM-UFMG, de acordo com os modelos a seguir:

  1. “Experiments and analyses involving electron microscopy were performed in the Center of Microscopy at the Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brazil (http://www.microscopia.ufmg.br).”
  2. “The authors would like to acknowledge the Center of Microscopy at the Universidade Federal de Minas Gerais (http://www.microscopia.ufmg.br) for providing the equipment and technical support for experiments involving electron microscopy.”

A seguinte frase pode ser adicionada em qualquer caso:

  • “The authors would especially like to thank (name) for his/her technical assistance”

A equipe do CM-UFMG coloca-se à sua disposição para quaisquer esclarecimentos.

PARA CADASTRAR AS AMOSTRAS:

  • Faça login. Na área de usuário, no menu Meu acesso, escolha o item Amostras.
  • Escolha a proposta a qual suas amostras se relacionam e, à frente do título do mesmo, clique novamente em Amostras.
  • Selecione o tipo de formulário para o cadastro, como se segue:

AMOSTRAS PRONTAS PARA ANÁLISE – BIOLÓGICAS OU MATERIAIS: formulário para cadastro de amostras já preparadas, que serão levadas no dia de sua sessão no microscópio, diretamente para análise. Importante, nenhum procedimento deverá ser necessário para inserir a amostra no equipamento de análise, incluindo a montagem (deposição em tela, colagem em stub, etc). Estas amostras serão direcionadas para o microscopista responsável pela sua sessão de análise. Faça o preenchimento e envie.

AMOSTRAS PARA SEREM PREPARADAS NO CM – BIOLÓGICAS OU MATERIAIS: nesse caso, existem formulários específicos para diferentes preparações; selecione o formulário que corresponde ao tipo de preparação que deseja, respeitando o informado em sua proposta e dentro da área que a mesma está inserida, Ciências de Materiais ou Ciências da Vida. Faça o preenchimento e envie.


PARA ENTREGAR AS AMOSTRAS NO CM:

  • Após preencher e enviar o formulário de cadastro, entre em contato por email com o setor responsável pela sua preparação (pmat@microscopia.ufmg.br, pbiomev@microscopia.ufmg.br, pbiomet@microscopia.ufmg.br ou pcrio@microscopia.ufmg.br), para combinar o dia e horário da entrega das amostras, além de tirar dúvidas sobre o processo, caso necessário.
  • A entrega de amostras prontas para análise é agendada diretamente com o técnico que irá realizar a sessão de microscopia.
  • No recebimento das amostras pelo CM-UFMG, a entrega será confirmada pelo técnico responsável, que gerará códigos específicos para cada amostra. Esse códigos serão utilizados em qualquer procedimento com as mesmas no CM-UFMG. Nos formulários de cadastro de amostras são também registradas as informações sobre a condição das mesmas e o protocolo a ser seguido para a preparação, quando couber.

ENVIO DE AMOSTRAS POR CORREIO OU TRANSPORTADORA:

  • Separar as amostras de diferentes tipos (como fragmentos, embutidas em resina ou alíquotas de pó (~50 gramas) em sacos plásticos individuais. Se houver amostras em solução, vedar muito bem os frascos, para que as mesmas não sequem. As amostras devem estar bem identificadas, exatamente de acordo com a nomenclatura dada por você, no processo de preenchimento do formulário de cadastro. Anexar o formulário de cadastro das amostras preenchido.
  • Avisar o setor responsável pela preparação (ou preparações) desejada (pmat@microscopia.ufmg.br, pbiomev@microscopia.ufmg.br, pbiomet@microscopia.ufmg.br ou pcrio@microscopia.ufmg.br) sobre o envio das amostras, informando o código de rastreio para que o CM esteja ciente da logística do pacote.
  • No envio, favor inserir as seguintes informações:

Aos cuidados de: (NOME DO TÉCNICO DO CM UFMG)

CENTRO DE MICROSCOPIA DA UFMG

Universidade Federal de Minas Gerais

Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Campus Pampulha, Belo Horizonte – MG, CEP: 31270-901

Tais cuidados são importantes, já que todas as correspondências da UFMG chegam em uma central postal da universidade (DLO) e, então, são encaminhadas, normalmente após um ou dois dias, para o Centro de Microscopia. 


ATENÇÃO:

  1. Amostras que já possuem código do CM não devem ser cadastradas novamente e poderão ser levadas diretamente para preparação ou análise;
  2. As amostras deverão ser cadastradas pelo membro da equipe responsável pelas mesmas, pois todas as informações serão direcionadas para o seu e-mail;
  3. No caso de amostras para serem preparadas no CM, o usuário terá duas opções ao preencher o formulário: caso ele opte, ao final do preenchimento, por receber orçamento para aquela preparação, deverá aguardar o orçamento e aprová-lo. Somente após a aprovação do orçamento pelo coordenador, ou por alguém autorizado por ele, as amostras poderão ser entregues no CM. Caso o usuário não opte pelo recebimento do orçamento para as amostras cadastradas, as mesmas poderão ser encaminhadas logo após o cadastro;
  4. Ao optar por receber orçamento da preparação, o usuário deve fornecer todas as informações necessárias para avaliação dos serviços necessários, isto é, evite o uso do campo “Não sei informar”.
  5. Cada formulário apresenta um limite de amostras a serem cadastradas. No caso da área de Ciências de Materiais, caso o número de amostras ultrapasse o limite do formulário, é possível o preenchimento de mais formulários. No caso da área de área de Ciências da Vida, somente após entregar as amostras de um cadastro, será possível cadastrar mais amostras no mesmo tipo de formulário. Você pode preencher mais de um formulário se forem de preparações distintas.
  6. Não é necessária a impressão do formulário para entrega das amostras no CM, exceto no caso de amostras que serão enviadas por correio ou entregues por terceiros.
  7. Não agende a sessão de microscopia antes da confirmação do recebimento, preparo e liberação das amostras para análise.
  1. Amostras biológicas, para análise por microscopia eletrônica, devem, na maioria das vezes, ser previamente fixadas, de modo a preservar a ultraestrutura das mesmas em estado o mais próximo possível do estado in vivo. Essa fixação é chamada fixação primária, uma vez que é comum o uso de mais um procedimento de fixação, feito ósmio e denominado fixação secundária (essa normalmente é realizada no CM-UFMG).
  2. Alguns tipos de amostras não demandam fixação prévia, principalmente aquelas que não possuem água em grandes quantidades e, principalmente, quando o preparo é para análise por microscopia eletrônica de varredura, onde somente a superfície da amostra é avaliada. Como exemplos temos carapaças de quitina de insetos e outros artrópodes, conchas, sementes com cobertura seca, etc.
  3. Para amostras que demandam a fixação primária, existem dois métodos de fixação: a fixação química e a fixação por congelamento. No caso de fixação química, as amostras são perfundidas com ou imersas em solução fixadora, o tipo de fixador e o tempo de fixação sendo dependentes do tipo de amostra e da forma de colheita da mesma.
  4. No caso de preparações de amostras biológicas de rotina (temperatura ambiente), que demandam a fixação primária química, ressalta-se que o CM-UFMG não recebe amostras frescas e/ou ativas. As amostras devem ser fixadas/inativadas antes de serem entregues para a preparação. Assim, a colheita e a fixação primária de amostras biológicas são de responsabilidade do usuário. Nesse sentido, é importante que o usuário se informe sobre o melhor método de colheita e fixação de suas amostras, de forma a obter bons resultados em sua análise. Além de consultar artigos científicos, caso necessite, em nossa biblioteca, disponibilizamos algumas orientações mais detalhadas sobre os principais métodos de colheita e fixação primária de amostras biológicas.
  5. No caso de preparações por CRIO-TÉCNICAS, onde usualmente o método de fixação é o ultracongelamento de amostras frescas, este é feito no CM-UFMG e o usuário deve entrar diretamente em contato com a equipe responsável por este tipo de preparação, pelo e-mail pcrio@microscopia.ufmg.br, e combinar os procedimentos a serem realizados com suas amostras.
  6. IMPORTANTE: Em qualquer um dos casos de fixação, para estudo por microscopia de transmissão, a amostra colhida não deve ter dimensões maiores que 2mm. No caso de amostras para microscopia eletrônica de varredura, as dimensões podem ser maiores, no limite das dimensões do suporte em que as mesmas serão montadas (STUB, ou placa de silício, ou outro).
  7. As amostras a serem entregues no CM-UFMG, devem estar acondicionadas adequadamente. Amostras fixadas e transferidas para tampão devem ser mantidas em frascos (de preferência tubos de 1,5 ou 2 mL) bem vedados, mantidos em posição correta, para que as amostras não sequem. Os frascos devem estar bem identificados, usando marcadores que não se apaguem com álcool ou água.
  8. No caso de amostras de células em pellets, os mesmos devem estar visíveis no fundo dos tubos, pois ao contrário, não será possível o processamento dos mesmos. Ainda no caso de pellets, caso possível, entregar dois tubos da mesma amostra, de forma que uma é mantida como reserva.
  9. Ao manusear as amostras para MEV, procure tocá-las o mínimo possível, use de preferência um pincel que não solte pelos ou uma pinça, sempre delicadamente.
  10. Para amostras aderidas, para inclusão do tipo “flat embedding”, o cultivo das mesmas deve ser feito sobre lâminas com câmaras para cultivo ou sobre lamínulas com espessura igual ou acima de 0,5mm – tipo 5, que são fornecidas pelo CM-UFMG. Para obtê-las, contatar a equipe técnica responsável, (pbiomet@microscopia.ufmg.br). As amostras devem ser entregues em tampão, nas lamínulas.
  11. Antes de entregar as amostras no CM-UFMG, as mesmas devem ser cadastradas em formulário disponível na área restrita do usuário, em nossa página online, e a entrega agendada com nossa equipe técnica.

Preparação para Microscopia Eletrônica de Varredura

  1. Amostras de Materiais, para análise por microscopia eletrônica de varredura, devem, na maioria das vezes, ser montadas em suporte metálico específico (Stub), com fita dupla face de carbono/cobre ou tinta de prata/grafite. Esse procedimento pode ser realizado pelo usuário ou no CM-UFMG.
  2. Amostras não condutoras precisam passar pela etapa da metalização (ouro ou liga ouro-paládio) ou evaporação de carbono, para melhorar a qualidade da análise. Exemplos dessas amostras são polímeros, cerâmicos, grãos e material orgânico em pó. Normalmente, esse procedimento é realizado no CM-UFMG.
  3. As amostras na forma de fragmentos não devem ter dimensões maiores que 15mm, respeitando o limite das dimensões do suporte em que serão montadas (stub, placa de silício, disco metálico ou outro). Essas amostra podem ser entregues em sacos plásticos ou tubos, corretamente identificadas (exatamente igual ao cadastro do formulário).
  4. Amostras na forma de pó ou liquida, devem ser entregues em tubos pequenos, tipo eppendorf, corretamente identificados (exatamente igual ao cadastro no formulário). A quantidade necessária para a preparação da amostra é aproximadamente 1g ou 1ml.
  5. Para preparações que necessitam de corte e/ou polimento, o usuário deve entrar em contato diretamente com a equipe responsável pelo e-mail: pmat@microscopia.ufmg.br e combinar todos os procedimentos a serem realizados.

Preparação para Microscopia Eletrônica de Transmissão

  1.  Amostras de Materiais, para análise por microscopia eletrônica de transmissão, na maioria das vezes, são dispersadas em ultrassom e depositadas em grids de cobre e carbono. Esse procedimento pode ser realizado pelo usuário ou no CM-UFMG.
  2. As amostras na forma de pó nanoetruturado ou líquidas devem ser entregues em tubos pequenos, tipo eppendorf, corretamente identificados (exatamente igual ao cadastro do formulário). A quantidade necessária para a preparação da amostra é aproximadamente 1g ou 1ml.
  3. As amostras na forma de filmes, que necessitam de corte em ultramicrótomo, o usuário deve entrar diretamente em contato com a equipe responsável pelo e-mail: pmat@microscopia.ufmg.br, e combinar todos os procedimentos a serem realizados.

Importante:

Antes de entregar as amostras no CM-UFMG, as mesmas devem ser cadastradas em formulário disponível na área restrita do usuário, em nossa página online, e a entrega agendada com nossa equipe técnica.

O usuário não deve agendar a análise no microscópio antes de receber a confirmação de agendamento de preparação das suas amostras. Este procedimento é importante para evitar problemas e cancelamentos de sessão no microscópio.

Informação importante: Apenas usuários cadastrados no sistema do CM-UFMG como membros da equipe executora terão acesso a agenda dos equipamentos para marcação de sessão na proposta de interesse.

  • Não são permitidos agendamentos para terceiros!
  • Certifique-se que as amostras estejam devidamente adequadas para a introdução nos microscópios.

 ATENÇÃO: no caso de sessões de análise no Microscópio Eletrônico de Varredura de Análise Mineral (MLA), o agendamento de sessões deverá ser solicitado da seguinte forma por e-mail mla@microscopia.ufmg.br.

Para demais equipamentos  as sessões de microscopia no CM-UFMG são realizadas, por padrão de forma remota através do  WEB SKYPE sem a necessidade de instalação de software. É necessário uma conta da microsoft para acesso, para criar uma conta clique aqui. Em caso de dúvidas na criação da conta clique aqui. Os links para acessar as salas de reunião virtual no Web Skype correspondente a cada um dos equipamentos estão diponíveis no fim deste documento.

  • Para participação presencial o usuário deverá enviar solicitação para o e-mail do setor com antecedência de 1 (um) dia útil da data da sessão. Os e-mails de cada setor responsável podem ser encontrados em Contatos. São permitidos até 3 usuários presenciais.

Para agendamento nos demais microscópios siga os passos abaixo:

  1. Faça seu login
  2. No menu Meu acesso, no item Agendamentos:
    • Localize a proposta na qual deseja realizar o agendamento;
    • Localize o equipamento de interesse e clique em Novo Agendamento;
    • Selecione o formulário no qual as amostras que pretende analisar foram cadastradas e clique em Confirmar. Caso as amostras ainda não estejam cadastradas não é possível realizar o agendamento.
    • Escolha data e horário dentre os disponíveis no calendário (marcados em azul). Dicas úteis nesse momento:
      • Observe que a maioria dos equipamentos disponibiliza a sessão divididas em horas. Ao selecionar um desses horários surgirão em sua tela duas janelas de pop-up em sequencia, leia a mensagem e se estiver de acordo clique em OK nas duas vezes.
      • Observe que o horário selecionado ficará marcado com um pequeno x vermelho à direita dele e que as opções Confirmar e Cancelar surgirão abaixo;
      • Caso precise de um intervalo maior do que o selecionado, NÃO CLIQUE EM CONFIRMAR!! Selecione todo intervalo desejado de forma sequencial, repetindo o passo acima quantas vezes forem necessarias e só depois clique em Confirmar.
  3. Somente intervalos sequenciais poderão ser confirmados.
  4. O agendamento das sessões de microscopia deve ser feito até 24 (vinte e quatro) horas antes do horário, enquanto o cancelamento tem prazo de 48 (quarenta e oito) horas de antecedência.
  5. No dia da sessão acesse o link do SKYPE SOMENTE no horário
  6. Os links para acessar as salas de reunião virtual no Web Skype correspondente a cada um dos equipamentos são os seguintes:
Estamos migrando nossa plataforma de sessão remota. Caso tenha problemas de acesso ligar para 3409 – 7575.

Para análises por EDS é importante saber que elementos químicos com concentrações muito baixas podem não ser detectados, mesmo que presentes na amostra em estudo. Elementos químicos com número atômico Z maior ou igual a 6 (Carbono) só serão identificados por EDS se sua concentração local na amostra for maior que 1% em massa, o que corresponde a 10.000 ppm.

Em alguns casos, por exemplo para análises de composição química de elementos com número atômico Z < 11, recomenda-se o uso da espectroscopia por perda de energia de elétrons (EELS – Electron Energy Loss Spectroscopy), técnica cuja sensibilidade pode permitir a detecção de elementos com concentração menor que 1% em massa (> 0,1 wt % ou > 1.000 ppm).

O cuidado com a preparação da amostra é essencial para uma análise que visa a discriminação dos elementos químicos presentes e é importantíssimo verificar se:

  • as soluções utilizadas no preparo da amostra não contêm os elementos que o pesquisador deseja discriminar.
  • o suporte (stub ou grade) onde a amostra será depositada durante a análise não contém os elementos que o pesquisador deseja discriminar.
  • os elementos químicos das soluções de preparo não apresentam picos coincidentes com os picos dos elementos de interesse.

Maiores informações em:

D.B. Williams, C.B. Carter, Transmission Electron Microscopy, Second Edition. New York, USA: Springer New York, 2009.
R.F. Egerton. Electron Energy-Loss Spectroscopy in the TEM. Reports Prog. Phys. vol. 72 (1): 16502, 2008.
R.D. Leapman, J.A. Hunt. Comparson of the detection limit for EELS and EDXS. Microsc. Microanal. Microstruct. vol. 2: 231-244, 1991.

Lista de elementos que tem sinal de EDS conflitantes com os elementos contrastantes
Pb
S Enxofre Sobreposição quase completa
Mo Molibdênio Sobreposição da linha La, mas pode ser separado do Pb através da linha Ka
Tl Tálio Sobreposição quase completa
Zr Zircônio Sobreposição da linha La, mas pode ser separado do Pb através da linha Ka
Nb Nióbio Sobreposição da linha La, mas pode ser separado do Pb através da linha Ka
Pt Platina Sobreposição da linha La, mas pode ser separado do Pb através da linha Ka
Hg Mercúrio Sobreposição quase completa
Os
Y Ítrio Sobreposição da linha La, mas pode ser separado do Os através da linha Ka
Sr Molibdênio Sobreposição da linha La, mas pode ser separado do Os através da linha Ka
Hf Tálio Sobreposição da linha La, mas pode ser separado do Os através da linha Ka
Zr Zircônio Sobreposição da linha La, mas pode ser separado do Os através da linha Ka
Nb Nióbio Sobreposição da linha La, mas pode ser separado do Os através da linha Ka
Pt Platina Sobreposição quase completa
Tc Tecnésio Sobreposição quase completa
Re Rhênio Sobreposição quase completa
U
Cd Cadmio Sobreposição quase completa
Ra Radio Sobreposição da linha La, mas pode ser separado do U através da linha Ka
Rh Rhênio Sobreposição da linha La, mas pode ser separado do Os através da linha Ka
Pd Paládio Sobreposição quase completa
Ag Prata Sobreposição quase completa
In Índio Sobreposição quase completa
Sb Antimônio Sobreposição quase completa
Th Tório Sobreposição parcial mas é possível identificá-lo pela linha La

Instruções para análise no microscópio óptico de fluorescência Axio Imager Z2-ApoTome 2 (Zeiss):

  • Não preparamos ou montamos amostras para microscopia óptica e de fluorescência no CM. Desta forma, as amostras destinadas a esse equipamento devem estar prontas para análise.
  • A altura da amostra deve estar em conformidade com a distância de trabalho da objetiva de uso:
Objetivas Distâncias de trabalho (mm)
10x 5.2
20x 0.55
40x 2.9
40x a óleo 0.21
63x a óleo 0.19
100x a óleo 0.17

 

  • Evitar o uso de fluoróforos que sofrem “photobleach” rapidamente.
  • No caso de marcação dupla ou mais, os fluoróforos devem apresentar espectros de excitação e de emissão bem separados, com o mínimo de sobreposição.
  • Verificar se os seguintes filtros disponíveis no equipamento são adequados para o fluoróforo de interesse:
Cubos de filtros Comprimentos de onda de excitação (nm) Comprimentos de onda de emissão (nm)
49 DAPI 365 420 – 470
38 GFP 450 – 490 500 – 550
43 CY3 537 – 562 570 – 640
63 mRFP 559 – 584 598 – 660
50 Cy5 625 – 655 665 – 715

 

  • Para testes de imunofluorescência, sempre preparar amostra sem anticorpo primário (controle negativo).
  • Para utilização das objetivas de 20, 40 (a óleo), 63 e 100 x, lamínula de 0,17 mm de espessura deve ser usada. Em caso de necessidade de uso de lamínula do CM (de 0,17 mm), informar pelo email mof@microscopia.ufmg.br. Essa lamínula deverá ser colocada pelo próprio usuário e isso poderá ser feito no início da sessão se o mesmo preferir.
  • As sessões de microscopia estão sendo realizadas preferencialmente de maneira remota. Para agendar a entrega de amostras, entrar em contato pelo endereço mof@microscopia.ufmg.br.
  • O material a ser analisado deve ser mantido protegido contra a luz.

O Centro de Microscopia da UFMG possui em suas dependências computadores de bom desempenho, onde estão instalados softwares especializados para tratamento de dados de EDS, difração de elétrons e para processamento de imagens e reconstrução tridimensional, tais como:

  • Amira 6.3.0
  • Digital Micrograph
  • FIJI – Image J
  • MEX 6.1 X 64
  • Nist DTSAII
  • Ruker Apirit 1.9.2 off line version
  • Gwddion 2.5.1
  • Inspec 3D 4.1.3
  • VAST lite
  • IMOD

Usuários interessados em utilizar esses computadores e seus respectivos programas devem enviar e-mail para miquita@ufmg.br para agendar o uso. Não há custos associados à utilização desses computadores.