Novo projeto CZI (Chan Zuckerberg Initiative) estimula colaboração internacional entre centros de microscopia

Projeto internacional com a participação de três professores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi selecionado como um dos 14 projetos financiados pelo “Advancing Imaging Through Collaborative Project” no Imaging Program da Chan Zuckerberg Initiative (CZI).

O projeto internacional “Building Flamingo Light Sheet Microscopes in South America”, que conta com a participação de três professores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi selecionado como um dos 14 projetos financiados pelo “Advancing Imaging Through Collaborative Project” no Imaging Program da Chan Zuckerberg Initiative (CZI). O objetivo do projeto é construir e instalar três microscópios light sheet modulares e móveis (“Flamingos”) em instalações estratégicas no Brasil, Uruguai e Chile e, em seguida, promover pesquisa de light sheet, colaboração científica e educação. Alenka Lovy, Diretora do Microscopy Research Hub, Universidad Mayor, Chile, é a investigadora principal, enquanto os dez co-investigadores principais são do Chile (3), Alemanha (2), Uruguai (2) e Brasil (3). Os Co-PIs do ICB/UFMG são: Vinicius de Toledo Ribas, Departamento de Morfologia; Christopher Kushmerick, Diretor do Centro de Aquisição e Processamento de Imagens (CAPI); e Gregory Kitten, Diretor do Centro de Microscopia da UFMG.

 

Além de treinar pesquisadores de destaque em sua área, estudantes e técnicos em todo o estado de Minas Gerais para usar a microscopia e a microanálise como uma ferramenta de pesquisa biomédica com confiança, a BioImaging Network de Minas Gerais (BioIMG Net), financiada pelo CZI, também apoia vários programas de extensão para jovens estudantes. Em setembro de 2022, alunos do ensino médio da Escola Estadual Walt Disney, de Belo Horizonte, tiveram a oportunidade de participar de experimentos científicos nos laboratórios do CM-UFMG, do Departamento de Física e do Instituto de Ciências Biológicas durante dois dias. A visita foi um grande sucesso para os alunos, assim como para todos os professores e monitores envolvidos.

Visita dos estudantes da Escola Estadual Walt Disney.

 

Texto e imagens: Gregory Kitten, CM-UFMG.

Share this post